segunda-feira, 28 de maio de 2012

PASSEIO DA PEDRA FURADA

   Neste link você estará sendo redirecionado para meu facebook caso você tenha...


lá estão hospedadas algumas fotos do passeio e também um mapinha demonstrativo, abaixo um texto descrevendo um pouco dos detahes...

À aproximadamente dois anos trabalho com o postal personalizado, criação da halleyturismo.
Como funciona o passeio, É uma caminhada de aproximadamente 3 a 4 horas dependendo da interatividade dos turistas, contando com as paradas e tudo mais, o percurso tem aproximadamente 3,5 kilômetros e nele encontramos pedras com formatos interessantes como navios, animais, piscinas e aquários naturais até a grandiosa pedra furada, Fora as grutas que detém a mitologia e encantos da tão badalada Jeri.
Em cada ponto faço as fotografias com o turista até a gruta no meio do serrote, onde fazemos uma parada com direito a um banho de mar inigualável em nosso litoral, pois estamos na encosta da montanha rochosa e o melhor, é como uma praia particular, pois só quem conhece sabe como aproveitar essa parte do percurso, em outras palavras para tomar banho tem que está em total sincronia com a maré que é o fator fundamental do passeio.
     No caminho fora as belezas do visual rochoso se chocando com o mar, é possível encontrar a fauna que transita somente naquele horário como siris, pepinos do mar, arraias, golfinhos (esses mais raros, mas existentes depende da época), a galera dos esportes do vento que são uma atração à parte, vindos da praia vizinha (Praia do Preá) e passando pela encosta rochosa até jeri esse é o chamado down wind preá/jeri, que cada vez fica mais cultuado pois não é todo dia que você pode velejar em frente a pedra furada.

- 1º ponto do passeio tem a Igreja do Rosário como atração, linda igrejinha construída com pedras da encosta rochosa de Jericoacoara, muito interessante, pois desde o começo da construção até o término passou por vários anos sem teto mas mesmo assim as missas aconteciam, cerca dos 10 primeiros anos depois houve uma continuação da obra, mais na frente houve uma deterioração e conseqüentemente uma reforma e assim resiste até os dias atuais. Só para lembrar a rocha nativa da região é o quartzo ferruginoso e tem uma coloração única com tons entre o vermelho, marrom, azul e cobre.

- 2º ponto: Praia da Malhada, é uma das duas praias de jeri, essa fica mais ao norte é uma praia pra quem gosta de deitar na areia e relaxar sem compromisso, é também a melhor praia para os surfistas de plantão, pois não tem infra-estrutura de restaurantes somente a assistência de guias-ambulantes que carregam consigo uma caixa de isopor contendo água mineral, côco gelado, cerveja em lata e refrigerante.
É também a praia mais limpa e ótima opção para banho.

- 3º ponto: Pedra do navio formação rochosa que vista de oeste para leste lembra muito fácil um naufrágio de um navio traineira, é bom está com um guia experiente por causa da proximidade da encosta é fácil passar sem perceber embora tenha cerca de 15 à 20 metros de altura.

- 4º ponto: Aquário natural, com os peixes sargentinhos, baiacus, corós, siris e corais; É um ponto único pois a água do aquário é trocada conforme o balanço das marés, ou seja, de 6 em 6 horas.

- 5º ponto: Piscina rodeada de pedra...sem dúvida nenhuma um dos lugaresmais especiais, pois enquanto os turistas ficam dentro da piscina, o trânsito na praia e a encosta do serrote fica acontecendo e essas mesmas pessoas não veêm quem está na piscina.

- 6º ponto: Gruta do Salão, Antigamente usada por índios como ótimo ponto estratégico para dormida e pescaria, depois só os pescadores tiveram acesso por muito tempo daí então veio o turismo e hoje em dia é bastante cultuado pelos turistas como ponto de parada para o banho inesquecível numa praia quase que particular.

- 7º ponto: Pedra do Jacaré, Formação rochosa que lembra muito um jacaré saindo do mar, tem aproximadamente 3 metros de altura e está numa região onde a fauna se apresenta bastante.

- 8º ponto: Poço da Princesa, É sem dúvidas um dos pontos mais fantásticos do passeio, pois tem como principal característica uma pedra à beira mar com uma fenda retilínea em direção ao mar por onde a maré entra e enche a piscina que comporta de 3 a 4 pessoas por vez e tem aproximadamente 1,80 m de profundidade.......linda foto para os casais.

- 10º ponto: Pedra Equilibrada, Outro ponto fantástico. Uma pedra gigantesca equilibrada sobre uma base menor que fica em frente a principal gruta da mitologia da região "Gruta Encantada".
"Curiosidade "...Do ponto de vista de quem está no mar a pedra equilibrada tampa a entrada da gruta deixando a gruta imperceptível para quem está chegando pelo mar seja ele nativo ou não uma proteção natural para a prisão da princesa, A mesma está lá vigiada por uma mulher metade serpente que a libertará caso alguém tenha a coragem de fazer uma cruz de sangue em seu dorso, daí então terá a autorização para a cidade perdida de jericoacoara que segundo a história está escondida debaixo do Serrote e está repleta de riquezas e preciosidades.

- 11º ponto: Pedra furada, A formação rochosa que se tornou símbolo de Jericoacoara, creio eu o lugar mais místico que já conheci, pois é inevitável em sua presença não sentir algo diferente, chegar até aqui não é fácil, mas com certeza é inesquecível. Uma obra natural onde atrai o ano inteiro milhares de pessoas de todos os lugares do mundo, sendo se tornando o postal mais conhecido de Jericoacoara, fazemos então uma paradinha para fotos reidratação e contamos mais um pouco sobre o misticismo ali presente, fora o postal personalizado com o próprio turista que leva toda a nossa jornada documentada em um cd/dvd para a sua terra natal onde lá através de sua escolha imprimi o que realmente lhe interessa.

- 12ºponto: A volta, inicia-se subindo o serrote lá já deixo duas charretes de prontidão para que possamos desfrutar de toda a visão panorâmica da região, pois o serrote é o ponto mais alto dessa região com aproximadamente 106 metros, Para Jericoacoara é uma barreira natural pro fator vento. Uma linda vista por sinal, pois à frente está todo o parque nacional com seu vale de dunas, essas com a forma de vírgulas que se movimentam de 10 à 15 metros por ano e estão ao redor de jeri protegendo assim o encantador lugar.
Chegamos ao fim do passeio exclusivo da Halley Turismo...

Um comentário: